Day clinic

Um período assistido por uma equipe composta por médicos e enfermeiros, garantimos total suporte aos pacientes e seus quadros clínicos. Tudo em salas higienizadas com zero risco de infecção, que, ao mesmo tempo, formam um ambiente acolhedor para estar recebendo o melhor cuidado.

É uma doença pulmonar inflamatória crônica, com episódios recorrentes de: falta de ar, tosse crônica, chiado e aperto no peito, que se agrava à noite e nas primeiras horas da manhã. A gravidade da asma varia de pessoa a pessoa, daí a classificação de leve, moderada e grave.

Vários são os fatores desencadeantes ou agravantes tais como: Alérgicos (pó domiciliar, ácaros, fungos, polens, pêlo e saliva de animais); Infecção respiratória viral; Irritantes (fumaça em geral e principalmente de cigarro, poluição do ar, aerossóis etc.) variação climática como exposição ao frio; alteração emocional; medicamentos (aspirina, anti-inflamatório não hormonal, beta-bloqueadores); e exercícios. Alguns pacientes asmáticos podem apresentar história familiar de asma e ou rinite.

O tratamento da asma é um programa de parceria do médico e o paciente e, ou seus familiares. Orientar o paciente e, ou seus familiares a identificar e evitar os fatores agravantes e desencadeantes especialmente no ambiente domiciliar. Educar e orientar o paciente e, ou seus familiares sobre sua doença para que possa entender o processo de inflamação e a broncoconstrição (estreitamento do brônquico), diferenciando os dois tipos de medicamento. Os de alívio imediato que são os brocodilatadores, os que agem na inflamação e os antiinflamatórios inalatórios para tratamento de manutenção. Ensinar ao paciente a usar adequadamente a medicação

O anti-IgE é uma nova terapêutica para alguns pacientes asmáticos. A IgE( ou imunoglobulina E ) é o anticorpo responsável pela reação alérgica. A reação alérgica acontece quando a IgE se liga ao antígeno causador de alergia que podem ser alimentos, ácaros, pólens ou proteínas de animais domésticos ( cão, gato... ), ou outras substâncias que atravessam as mucosas digestivas ou respiratórias. Após a ligação da IgE com o antígeno começa a reação alérgica com a liberação de histamina e outras substâncias químicas pelas células ligadas à IgE( mastócito e basófilo ).

A histamina e as outras substâncias químicas são as que provocam os sintomas alérgicos como tosse, chiado no peito, falta de ar, coriza, espirros, vermelhidão e coceira na pele. A anti-IgE é uma nova forma de tratamento de doenças alérgicas. A anti-IgE se liga à IgE no sangue e previne a liberação de histamina e a reação alérgica. Mais de 500 pacientes com rinite alérgica e mais de mil pacientes com asma já foram tratados, em diversos centros de pesquisas, com anti-IgE. A anti-IgE é administrada via subcutânea a cada duas a quatro semanas dependendo do peso do indivíduo e da quantidade de IgE total no sangue antes do tratamento. O tratamento com anti-IgE já foi aprovado pelo Ministério da Saúde para utilização no Brasil. Está é uma nova terapia promissora, que se aplica para os portadores de asma grave.

A osteoporose é uma doença que torna os ossos mais finos e frágeis, e que por isso facilita o aparecimento de fraturas. Também conhecida como doença silenciosa,pois até causar fraturas não apresenta sintomas.

Mais freqüente nas mulheres porem também atinge os homens.O melhor tratamento é a prevenção e o diagnostico precoce com uma boa reposição de cálcio de qualidade, bem como a utilização de fixadores de cálcio, a serem prescritos pelo médico conforme a necessidade do paciente.

O bom tratamento previne principalmente as fraturas de coluna ,fêmur e punhos que acabam por diminuir a qualidade de vidas dos pacientes ,portanto procure seu médico e previna-se.

Retocolite Ulcerativa é uma doença inflamatória intestinal crônica, não transmissível, e sua causa ainda é desconhecida. Nos Estados Unidos as doenças inflamatórias intestinais (doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa) atingem mais de 2 milhões de pessoas, sendo aproximadamente 200 mil crianças menores de 16 anos.

Esta doença afeta diretamente parte ou todo intestino grosso cuja mucosa (uma camada de células que forra a superfície interna desse órgão) torna-se inflamada, podendo causar feridas. Há uma ocorrência maior na parte terminal do intestino (reto).

Os sintomas da Retocolite Ulcerativa caracterizam-se principalmente por dores abdominais distribuídas em todo abdômen, desejo urgente de evacuar, diarréias freqüentes geralmente acompanhadas de sangue, e muco (catarro gelatinoso) com mal cheiro , febre, mal estar, fraqueza e perda de peso.

A artrite psoriática também é uma doença auto-imune, crônica, que afeta a pele e as articulações dos pacientes. Atinge de 0,5% a 2% da população mundial. A artrite psoriática surge geralmente após os 30 anos de idade, sem prevalência por sexo. O paciente apresenta os sintomas da artrite (dores, inchaço e inflamação nas articulações) e da psoríase (placas avermelhadas na pele, com descamação).

Psoríase é uma doença da pele freqüente, que afeta de 1 a 3% da população geral, de fácil diagnóstico, mas de difícil controle. As manifestações clínicas podem variar desde um simples pontilhado na unha, até lesões cutâneas que podem ser pouco numerosas ou atingir toda a superfície corporal, associadas a artrite incapacitante.

É uma doença que atinge principalmente a pele, que tem evolução arrastada (assim como o diabetes, a hipertensão e outras), que existe um processo inflamatório sob as lesões aparentes, as quais surgem em função de reações imunológicas com a participação de células e de mediadores químicos.

Além disso, as pesquisas científicas demonstram que a hereditariedade desempenha um papel muito importante na psoríase (em 30%, existem casos semelhantes na mesma família). Outros fatores podem interferir no curso da doença como estresse emocional, infecções de vias aéreas superiores, uso concomitante de certos medicamentos, e até variações climáticas.

Portanto, não existe uma única causa, sendo a melhor maneira de entender a doença, defini-la como MULTIFATORIAL.

Pode-se controlar a doença, mas não existe cura. Sempre haverá tendência a recaída, o que é compreensível, devido à natureza multifatorial. Os pacientes devem ser informados que existem tratamentos eficazes que levam à melhora ou mesmo desaparecimento total das lesões, por períodos prolongados.

Espondilite anquilosante é a doença mais freqüente do grupo das espondiloartropatias e caracteriza-se pela inflamação das juntas (articulações) da coluna e grandes articulações como as do quadril e ombros. Com a progressão a doença, pela inflamação persistente, os ossos das vértebras da coluna crescem, formando pontes entre as vértebras, às vezes envolvendo completamente as juntas, impedindo assim que ela se mova, causando a rigidez denominada anquilose. A coluna lombar geralmente se torna rígida, bem como a região posterior superior do pescoço.
Caracteristicamente, a inflamação afeta a coluna, geralmente iniciando-se na região inferior das costas, quadris e ombros. Como se trata de uma doença inflamatória, as manifestações podem ser sistêmicas ou mais localizadas. Portanto, pode acometer qualquer articulação, ou ainda haver doença inflamatória concomitante em outros órgãos como olhos, e mais raramente, coração, rins, e pulmão.
Afeta 3 a 4 vezes mais os homens que as mulheres manifestando-se normalmente entre os 20 e 40 anos de idade.

É uma doença inflamatória crônica do intestino, provocando dor abdominal, febre, emagrecimento e na maioria das vezes diarréia. A doença de Crohn (DC), embora fazendo parte do grupo das chamadas doenças inflamatórias intestinais pode comprometer qualquer dos segmentos do canal alimentar, desde a boca até o ânus. Caracteriza-se por períodos recorrentes de atividade clínica, intercalados com fases de acalmia inteiramente imprevisíveis.

Incide preferencialmente em adolescentes e adultos jovens, na faixa de idade entre 15 e 35 anos, podendo haver um segundo pico a partir dos 55 anos, com predomínio no sexo feminino. Até o momento, admite-se sua maior prevalência entre brancos, principalmente os de origem judaica, em indivíduos de classe sócio-econômica mais alta, de profissões intelectualizadas e habitantes de centros urbanos.

É uma doença crônica que compromete as articulações (ou juntas), provocando dor, inchaço, dificuldade de movimentação destas juntas, de forma progressiva, podendo levar a deformidade.

É uma doença de instalação lenta embora em alguns casos possa iniciar-se de forma mais abrupta, como uma doença sistêmica.

A principal queixa é de dor e inchaço nas juntas, principalmente das mãos e dos punhos, mas, também de outras, como os joelhos, os tornozelos, os cotovelos, os quadris, etc...

Caracteristicamente, a dor é do tipo inflamatória, piorando à noite e pela manhã, acompanhada de rigidez articular matinal, ou após períodos de imobilização mais intensa, rigidez esta, em geral, duradoura, ultrapassando os sessenta minutos. Esta dor é de intensidade variável, de média a forte intensidade, restringindo muitas vezes o paciente ao leito ou, ao menos, as suas atividades habituais.

Ocorre mais em mulheres na proporção de 3 a 4 mulheres para 1 homem.